CAVALEIROS DO NORTE!! Batalhão de Cavalaria 8423, última guarnição militar portuguesa nas terras uíjanas de Quitexe, Zalala, Aldeia Viçosa, Santa Isabel, Vista Alegre, Ponte do Dange, Songo e Carmona! Em Angola, anos de 1974 e 1975!

sexta-feira, 30 de junho de 2017

3 809 - Comandante no Destacamento de Luísa Maria, a Operação Turbilhão!

Os alferes milicianos António Garcia e Jaime Ribeiro, ambos da CCS dos
 Cavaleiros do Norte, e João Leite, do Pelotão de Morteiros 4281 (que ama-
nhã faz 65 anos), aqui na messe do Quitexe

Cavaleiros do Norte do PELREC na Fazenda Luísa Maria,
 a 30 de Junho de 1974, há precisamente 43 anos: 1º. cabo Hi-
pólito e furriel Viegas (atrás), Caixarias, Ezequiel e Marcos 

O comandante Carlos Almeida e Brito deslocou-se à Fazenda Luísa Maria no dia 30 de Junho de 1974 - hoje se fazem 43 anos!
Era domingo e a escolta foi assegurada pelo PELREC, que lá «achou» o grupo de combate comandado pelo alferes João Machado (de Operações Especiais, os Rangers), com os furriéis milicianos António Carlos Letras (idem) e Mário
Militares e viaturas na Fazenda Luísa Maria
em foto de José Manuel Gonçalves
 Matos (atirador de Cavalaria). Era o 1º. Pelotão da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa.
Almeida e Brito ia em missão de «con-
tactos operacionais» e foi acompanhado pelo administrador do Concelho do Dange (Pimentel, ou Galina?, já nos  escapa quem, na memória).
O Destacamento de Luísa Maria, segundo o Livro da Unidade, estava (ou tinha es-
tado) «cedido temporariamente ao Sector CN, para a realização da Operação Turbilhão», tal qual a CCAÇ. 4145 e o GE 208, ambos de Vista Alegre, operação que «incidiu especialmente sobre as «centrais» de Camabatela e Quiculongo».
A Fazenda Luísa Maria era de um senhor chamado Patrocínio - que lá tinha o ir-
mão Abílio como gerente. Quem lá conhecemos, na altura, foi o gerente Eduar-
do Bento da Silva. Faleceu a 11 de Setembro de 2011 e faria 81 anos a 10 de Outubro seguinte. Tinha um mini-mercado em Taveiro e morava em Condeixa-a-Nova.
Alferes João Leite,
comandante do Pelotão
de Morteiros 4281

Alferes João Leite, 65
anos na América!

O dia desse domingo de há 43 anos foi o do 23º. aniversário do alferes Leite, comandante do Pelotão de Morteiros 4281 - que anfitrionou a CCS e a acompanhou até Dezembro de 1974, quando começou a rodar para Carmona, operação que foi concluída a 4 de Janeiro de 1975.
João Manuel Pacheco Leite era (é) açoreano e actualmente está nos Estados Unidos, em S. Francisco da Califórnia, onde é proprietário de uma rede de distribuição de informação na costa oeste dos EUA - a ABC Direct, Inc.
O Pelotão de Morteiros 4281 chegou ao Quitexe no dia 17 de Abril de 1974 (a CCS, a 6 de Junho seguinte) e, depois de Carmona passou rapidamente por Luanda e regressou a Portugal no dia 17 de Julho de 1975. 
Daqui para a Califórnia, vai a nossa saudação amiga e afectuosa pelos 65 anos do alferes miliciano João Leite. Parabéns! 


Orlando telegrafista,
65 anos em Odivelas

O soldado rádio-telegrafista Silva, da CCS dos Cavaleiros do Norte, faz 65 anos a 30 de Junho de 2017.
José Orlando Machado da Silva era natural e residia na freguesia de S. João, em Lisboa, e lá voltou a 8 de Setembro de 1975. Pouco mais sabemos dele. Apenas que mora(rá) em Bons Dias, no concelho de Odivelas, para onde vai o nosso abraço de parabéns!  
António Venâncio, Cava-
leiro do Norte de Aldeia
Viçosa, aos 65 anos!


Venâncio, atirador,
65 anos na Covilhã!

O Venâncio foi atirador de Cavalaria da 2ª. CCAV. 8423, a de Aldeia Viçosa, e faz 65 anos a 30 de Junho de 2017.
António de Oliveira Venâncio (é este o seu nome completo) era da freguesia de Ferro, no concelho da Covilhã. E lá voltou, e lá faz vida profissional e familiar, morando agora na Quinta do Poço Frio.
É frequentador habitual e participativo dos encontros dos «aldeias viçosas» e para ele vai o nosso braçao de parabéns pela bonita idade que agora festeja!

Sem comentários:

Enviar um comentário